segunda-feira, 27 de junho de 2011

28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu - Globo Rural

Produtores de Jarinu, SP, festejam a safra do morango

A fruta sai das lavouras e vai direto abastecer os estandes.
Ela serve ainda como base para diversas receitas.

 Matéria do Globo Rural de 27-06-2011


sexta-feira, 24 de junho de 2011

28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu - Programação Artística

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA 
-
SHOWS REGIONAIS E
APRESENTAÇÕES CULTURAIS 
-
Veja abaixo o que vai rolar em cada dia da
Festa do Morango: 
-
25 de junho - Sábado
-
09:00 – Abertura oficial – em frente ao pavilhão de exposição
20:00 – Caravana do Boni – palco
22:00 – Banda Triz Rock – palco 

26 de junho - Domingo 
-
14:00 – Entrega de troféus do campeonato de bicicletas - palco
15:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
16:30 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
17:30 – Pacheco e Paloma - palco
19:00 – Banda Effeito Colateral - palco
20:50 - Clube da Vitrola - palco  
-
02 de julho – Sábado 

20:00 – Banda Terra de Gigante - palco
22:00 – Pagode 100 Juizo - palco 

03 de julho - Domingo 

12:00 – Apresentação do Taiko (tambores japoneses) - palco
13:00 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)
13:30 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)

14:00 - Projeto Viva Vida - palco
15:10 - Grupo da 3ª idade
15:40 - Caravana do Anael Lopes - palco
17:30 - Deuber e Leandro - palco
20:30 - Diego e Diogo - palco

09 de julho - Sábado

20:00 - Banda Manchete de Jornal - palco
22:00 - Queima de fogos
22:10 - Caravana Toni Araújo - palco 

10 de julho - Domingo 

12:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
13:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
15:00 - Orquestra de Viola - palco
17:30 - Banda Lados Opostos - palco
20:00 - Banda Mickey Diesel - palco

* Programação sujeita a alterações

quinta-feira, 23 de junho de 2011

28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu

Em 2011 a já tradicional Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, em sua 28ª  edição, vai acontecer nos dias 25 e 26 de Junho e 2, 3, 9 e 10 de Julho, no Parque do Morango Duílio Maziero no bairro do Campo dos Aleixos, na divisa entre Atibaia e Jarinu.

Nesta festa, além de poder ver uma exposição dos morangos premiados e comprar o morango "in natura", em tortas e doces ou envoltos em chocolate, o visitante pode ainda contar com restaurantes, muitas barracas de comidas, lanches e bebidas, comprar artesanato da região e assistir a demonstrações culturais e shows artísticos variados. E com a grande vantagem de que não é cobrado ingresso à festa.

 Serviço:

Horário: Sábados das 10:00 às 24:00 horas e domingos das 10:00 às 24:00 horas.

Ingressos: GRATUITOS para entrar no parque. Só paga o estacionamento, se não quiser deixar o carro na rua.

Atrações: Exposição e venda de morangos, shows regionais, barracas de comidas, bebidas e artesanato, parque de diversões, passeio de helicóptero, etc...

Local: Parque do Morango "Duílio Maziero" - Rod. Edgar Máximo Zambotto, Km. 77 - Campo dos Aleixos (saída 87 da Rod. Dom Pedro I)

  + Informações: Tel: (11) 4417-1097 ou pelo site www.festadomorango.com.

BOM DIVERTIMENTO !!!

Veja também estes 2 videos... O primeiro é um documentário sobre a festa e o segundo um sobrevôo de helicóptero na festa do ano passado.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Falta de mão-de-obra dificulta o cultivo do morango

Veja esta matéria do Globo Rural de 16-06-2011

Campanha do Agasalho 2011 em Jarinu

"Sabe aquela roupa que ficou grande demais?

Então, roupa boa, a gente doa!"
Com este tema para 2011 a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informa que esta recebendo para a Campanha do Agasalho 2011, doações de roupas, sapatos e cobertores, de qualquer tipo ou tamanho, em bom estado de uso, para que sejam distribuídas as famílias carentes do nosso município.

Aqueles que desejarem fazer suas doações, podem entregá-las na sede da Secretaria, que fica na Rua José de Moura, n° 33, no centro da cidade.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Jarinu se destaca por produção de cachaça e vinho artesanal

 Jarinu é um oásis para os apreciadores da branquinha 

Quem quiser pagar pouco por uma boa cachaça ou um saboroso vinho artesanal não precisa ir longe. Jarinu, com cerca de 23 mil habitantes, fica localizada a 70 km de São Paulo e 60 km de Campinas e abriga seis alambiques e adegas.

Tal atividade é propiciada pelo clima tropical de altitude da região com Invernos frios e secos e Verões amenos. A cidade faz parte do Polo Turístico do Circuito das Frutas, juntamente com Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Em meio a vales e lagos, está o Alambique Ferrara (Estrada Municipal Ernesta B. Ferrara, s/nº), que oferece, com agendamento prévio, a visitação para conhecer o mecanismo da produção. Lá, são feitos todos os processos para a fabricação da cachaça, a começar pelo plantio da cana-de-açúcar. Após a colheita, a planta recebe litros de água fervente para a higienização. Transformada em garapa, ela passa por um cano subterrâneo e recebe dois compostos de farelo de arroz e pão para a fermentação, feita em tambores de 20 mil litros.

São necessárias 24 horas para o líquido atingir a graduação correta e a retirada total do açúcar. Depois do descanso, o líquido vai para o alambique, onde sofre a destilação a vapor, que em contato com o frio se condensa e se transforma em cachaça.

Os 4 mil litros de cachaça produzidos todos os meses ao longo do ano são distribuídos pela região e comercializados em uma lojinha dentro da propriedade. Além da Cachaça Nova Ferrara, cujo preço é de R$ 4,00 na garrafa tipo pet e R$ 8,00 na de vidro, também são encontrados licores de vários sabores, linguiças, queijos e doces produzidos na área rural. A loja funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h. Quando chegar, é só tocar o sino, conforme manda a tradição interiorana.

Safra etílica
Assim como o Ferrara, o Alambique Zanoni também é uma herança familiar. Porém, localiza-se no Centro da cidade, próximo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Diferentemente da anterior, os Zanoni produzem uma vez por ano, entre os meses de julho e agosto. A partir da cachaça da safra — que descansa por 1 ano — derivam-se outras quatro, que se diferenciam de acordo com o envelhecimento, variando de três a 12 anos. São 40 mil litros de produção anual e o vapor usado no processo é aproveitado para a produção de tomate seco.

Vinho 

 
Além da tradicional branquinha, o vinho artesanal também é uma boa opção na cidade. Entre as três adegas locais está a do Pauletto (Estrada Municipal Luiz Pauletto, s/nº), que fica no sítio de uma antiga família jarinuense. A simplicidade da produção é o segredo para a confecção de vinhos desde 1953. Variadas espécies de uvas são plantadas em junho e podadas em meados de agosto. A colheita ocorre entre dezembro e janeiro e os frutos são esmagados na sequência.

Depois, ficam 40 dias armazenadas nos barris. Faz-se então a separação da casca e mais 30 dias são necessários para decantar. “Fica bom mesmo para ser tomado no Inverno”, afirma o proprietário Daniel Pauletto. Segundo ele, são produzidas de 12 a 15 toneladas de uvas por ano, o que corresponde a 12 a 15 mil litros. “O doce é o mais procurado”, disse. Entre as variedades oferecidas estão os espumantes, sucos naturais e a bagaceira.

Ao lado da adega, pode-se desfrutar ainda do Parque Ecológico Pauletto, do Restaurante Pauletto e do Pesqueiro Bela Vista. Aliás, como a região é cercada de lagos e rios, nada mais justo do que ter os pesqueiros como principal passeio gastronômico. São eles: Jari Park, Parque D’anape, Bela Vista, Pedra Branca e Piracema.

Você pode ver mais sobre os alambiques e as adegas de Jarinu em nosso site: www.jarinu-sp.com.br.
Bom passeio...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

28ª Festa do Morango não elegerá Rainha e Princesas

Quebrando uma tradição de 27 anos a 28ª edição da Festa do Morango de Jarinu e Atibaia deixará de eleger sua corte. A decisão foi tomada pelo departamento de eventos da Prefeitura de Atibaia, que neste ano coordena a organização da Festa (por acordo a cada ano uma das prefeituras fica à frente dos trabalhos. Em 2010 a organização foi de Jarinu).

Procurado pela reportagem do em Foco, o responsável pelo departamento, Mauro Cesar, não foi encontrado. A servidora Fabiana, que atendeu a reportagem, informou que não havia um motivo específico para a não realização e que a medida teria sido tomada em conjunto entre as duas cidades.

Janaina Ferrara, secretária de Esporte e Turismo de Jarinu, informou que não fora consultada sobre o assunto e que só agora, a pouco mais de 20 dias do início da Festa, foi informada da decisão.

Segundo Janaina, a Prefeitura de Atibaia, por meio do Departamento de Eventos, no lugar de realizar a escolha da corte irá contratar quatro modelos que farão a divulgação, bem como a recepção da Festa.

Ainda segundo a secretária jarinuense, o motivo alegado pelos atibaianos é que o prazo para a realização “teria ficado em cima da hora”. Janaina também falou da frustração de algumas dezenas de garotas dos dois municípios que ainda ligam para a Prefeitura de Jarinu para obter informações sobre as inscrições para o concurso.

“Elas (as candidatas) esperam o ano todo para participarem da festa, é uma frustração”, garantiu Janaina que também enfatizou a quebra da tradição, pois “a escolha da Corte do Morango sempre foi um momento agradável, e belo, de confraternização entre os dois municípios organizadores”.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Eventos da Prefeitura de Atibaia (que organizam a Festa deste ano) pelo telefone 11 4014-2162.

Fonte: Jarinu Em Foco - http://emfocojornal.com/?p=609