Grupos de Congos e Moçambiques, cortejo de bonecões, orquestras de violas, catira, bandas e fanfarras, culinária e artesanato tradicional paulista configuraram o 5º Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista tradicional.
O município será representado nos três dias de evento. Na sexta, o grupo de São Gonçalo se apresenta com a dança e reza a São Gonçalo. No sábado, dia 07, é a vez do grupo e coral folclórico Stella Bianca e Canto a Capella, e no domingo, dia 08, último dia do evento, a cidade leva a imagem do São Benedito, no carro de boi do Arlito, representado pelo seu filho José Roberto de Campos. Imagem que fica na memória das pessoas, principalmente aqueles que vêm da capital em busca de diversidade cultural e religiosidade.

Nas palavras do escritor Bordieu, o Revelando São Paulo é “uma prática cultural, que gera e é gerada por um capital cultural feito de múltiplas pessoas, de objetos funcionais e imaginários. De bonecos que criaram vidas, de lugares e templos, de discursos e ritos, de saberes e representações, de valores e de jogos que devem ser reconhecidos como expressões de identidade cultural”.
Esta matéria foi gentilmente cedida pela Tribuna de Jarinu (www.traibunajarunu.com.br), que também a publicou em sua edição n° 199.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá: Deixe aqui o seu comentário, a sua sugestão ou a sua dúvida sobre esta matéria: