terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ipê Branco, Ipê Amarelo e Copaifera centenária estão na disputa para a escolha da árvore nativa de Jarinu

Com mais de 100 anos, a árvore Copaifera, plantada em frente ao Cristo Redentor, é uma das grandes candidatas no concurso que escolherá a árvore nativa símbolo de Jarinu, concorrendo principalmente com Ipê branco e Ipê amarelo.
-
Qual morador de Jarinu não conhece essa magnífica árvore? Muitas histórias saíram dali, do ponto onde se pode apreciar todo o centro de Jarinu.
-
Além disso, a Copaifera tem poder medicinal, que está, em sua maioria, relacionada ao óleo de copaíba, que é extraído do tronco desta árvore facilmente encontrada na região tropical da América Latina. Desde os primeiros anos do descobrimento do Brasil, o óleo de copaíba vem sendo indicado para diversos fins, farmacológicos ou não.
-
Já o Ipê branco é um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, no mês de agosto). Às vezes repete a floração em setembro, porém com menor intensidade. Ela pode ser visto em frente ao Fórum da cidade. Quem passa diariamente pela Rua da Saudade, nota as folhas cobrindo toda rua, deixando uma paisagem européia.
-
O Ipê Amarelo originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido.
-
Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. A árvore que pode chegar a 30 metros de altura pode ser encontrada em diversos pontos da mata nativa, praças, residências e centro de Jarinu.
-
A votação para árvore nativa símbolo de Jarinu vai até o dia 30 e pode ser feita pelo site da Prefeitura (www.jarinu.sp.gov.br/) ou nas urnas que estão no Paço Municipal, no Departamento de Educação e na Rádio Prisma.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá: Deixe aqui o seu comentário, a sua sugestão ou a sua dúvida sobre esta matéria: