segunda-feira, 27 de junho de 2011
28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu - Globo Rural
A fruta sai das lavouras e vai direto abastecer os estandes.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu - Programação Artística
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
-
SHOWS REGIONAIS EAPRESENTAÇÕES CULTURAIS
-
Veja abaixo o que vai rolar em cada dia da
Festa do Morango:
Festa do Morango:
-
25 de junho - Sábado
-
09:00 – Abertura oficial – em frente ao pavilhão de exposição
20:00 – Caravana do Boni – palco
22:00 – Banda Triz Rock – palco
20:00 – Caravana do Boni – palco
22:00 – Banda Triz Rock – palco
26 de junho - Domingo
-
14:00 – Entrega de troféus do campeonato de bicicletas - palco
15:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
16:30 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
17:30 – Pacheco e Paloma - palco
19:00 – Banda Effeito Colateral - palco
20:50 - Clube da Vitrola - palco
15:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
16:30 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
17:30 – Pacheco e Paloma - palco
19:00 – Banda Effeito Colateral - palco
20:50 - Clube da Vitrola - palco
-
02 de julho – Sábado 20:00 – Banda Terra de Gigante - palco
22:00 – Pagode 100 Juizo - palco
22:00 – Pagode 100 Juizo - palco
03 de julho - Domingo
12:00 – Apresentação do Taiko (tambores japoneses) - palco
13:00 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)
13:30 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)
14:00 - Projeto Viva Vida - palco
15:10 - Grupo da 3ª idade
15:40 - Caravana do Anael Lopes - palco
17:30 - Deuber e Leandro - palco
20:30 - Diego e Diogo - palco
13:00 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)
13:30 - Bon Odori (dança folclórica japonesa)
14:00 - Projeto Viva Vida - palco
15:10 - Grupo da 3ª idade
15:40 - Caravana do Anael Lopes - palco
17:30 - Deuber e Leandro - palco
20:30 - Diego e Diogo - palco
09 de julho - Sábado
20:00 - Banda Manchete de Jornal - palco
22:00 - Queima de fogos
22:10 - Caravana Toni Araújo - palco
10 de julho - Domingo
12:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
13:00 – Bon Odori (dança folclórica japonesa)
15:00 - Orquestra de Viola - palco
17:30 - Banda Lados Opostos - palco
20:00 - Banda Mickey Diesel - palco
15:00 - Orquestra de Viola - palco
17:30 - Banda Lados Opostos - palco
20:00 - Banda Mickey Diesel - palco
* Programação sujeita a alterações
quinta-feira, 23 de junho de 2011
28ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu
Em 2011 a já tradicional Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, em sua 28ª edição, vai acontecer nos dias 25 e 26 de Junho e 2, 3, 9 e 10 de Julho, no Parque do Morango Duílio Maziero no bairro do Campo dos Aleixos, na divisa entre Atibaia e Jarinu.
Nesta festa, além de poder ver uma exposição dos morangos premiados e comprar o morango "in natura", em tortas e doces ou envoltos em chocolate, o visitante pode ainda contar com restaurantes, muitas barracas de comidas, lanches e bebidas, comprar artesanato da região e assistir a demonstrações culturais e shows artísticos variados. E com a grande vantagem de que não é cobrado ingresso à festa.
Serviço:
Horário: Sábados das 10:00 às 24:00 horas e domingos das 10:00 às 24:00 horas.
Ingressos: GRATUITOS para entrar no parque. Só paga o estacionamento, se não quiser deixar o carro na rua.
Atrações: Exposição e venda de morangos, shows regionais, barracas de comidas, bebidas e artesanato, parque de diversões, passeio de helicóptero, etc...
Local: Parque do Morango "Duílio Maziero" - Rod. Edgar Máximo Zambotto, Km. 77 - Campo dos Aleixos (saída 87 da Rod. Dom Pedro I)
+ Informações: Tel: (11) 4417-1097 ou pelo site www.festadomorango.com.
BOM DIVERTIMENTO !!!
Veja também estes 2 videos... O primeiro é um documentário sobre a festa e o segundo um sobrevôo de helicóptero na festa do ano passado.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Campanha do Agasalho 2011 em Jarinu
"Sabe aquela roupa que ficou grande demais?
Então, roupa boa, a gente doa!"
Com este tema para 2011 a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informa que esta recebendo para a Campanha do Agasalho 2011, doações de roupas, sapatos e cobertores, de qualquer tipo ou tamanho, em bom estado de uso, para que sejam distribuídas as famílias carentes do nosso município.
Aqueles que desejarem fazer suas doações, podem entregá-las na sede da Secretaria, que fica na Rua José de Moura, n° 33, no centro da cidade.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Jarinu se destaca por produção de cachaça e vinho artesanal
Jarinu é um oásis para os apreciadores da branquinha

Tal atividade é propiciada pelo clima tropical de altitude da região com Invernos frios e secos e Verões amenos. A cidade faz parte do Polo Turístico do Circuito das Frutas, juntamente com Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Em meio a vales e lagos, está o Alambique Ferrara (Estrada Municipal Ernesta B. Ferrara, s/nº), que oferece, com agendamento prévio, a visitação para conhecer o mecanismo da produção. Lá, são feitos todos os processos para a fabricação da cachaça, a começar pelo plantio da cana-de-açúcar. Após a colheita, a planta recebe litros de água fervente para a higienização. Transformada em garapa, ela passa por um cano subterrâneo e recebe dois compostos de farelo de arroz e pão para a fermentação, feita em tambores de 20 mil litros.
São necessárias 24 horas para o líquido atingir a graduação correta e a retirada total do açúcar. Depois do descanso, o líquido vai para o alambique, onde sofre a destilação a vapor, que em contato com o frio se condensa e se transforma em cachaça.
Os 4 mil litros de cachaça produzidos todos os meses ao longo do ano são distribuídos pela região e comercializados em uma lojinha dentro da propriedade. Além da Cachaça Nova Ferrara, cujo preço é de R$ 4,00 na garrafa tipo pet e R$ 8,00 na de vidro, também são encontrados licores de vários sabores, linguiças, queijos e doces produzidos na área rural. A loja funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h. Quando chegar, é só tocar o sino, conforme manda a tradição interiorana.
Safra etílica
Assim como o Ferrara, o Alambique Zanoni também é uma herança familiar. Porém, localiza-se no Centro da cidade, próximo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Diferentemente da anterior, os Zanoni produzem uma vez por ano, entre os meses de julho e agosto. A partir da cachaça da safra — que descansa por 1 ano — derivam-se outras quatro, que se diferenciam de acordo com o envelhecimento, variando de três a 12 anos. São 40 mil litros de produção anual e o vapor usado no processo é aproveitado para a produção de tomate seco.
Vinho
Além da tradicional branquinha, o vinho artesanal também é uma boa opção na cidade. Entre as três adegas locais está a do Pauletto (Estrada Municipal Luiz Pauletto, s/nº), que fica no sítio de uma antiga família jarinuense. A simplicidade da produção é o segredo para a confecção de vinhos desde 1953. Variadas espécies de uvas são plantadas em junho e podadas em meados de agosto. A colheita ocorre entre dezembro e janeiro e os frutos são esmagados na sequência.
Depois, ficam 40 dias armazenadas nos barris. Faz-se então a separação da casca e mais 30 dias são necessários para decantar. “Fica bom mesmo para ser tomado no Inverno”, afirma o proprietário Daniel Pauletto. Segundo ele, são produzidas de 12 a 15 toneladas de uvas por ano, o que corresponde a 12 a 15 mil litros. “O doce é o mais procurado”, disse. Entre as variedades oferecidas estão os espumantes, sucos naturais e a bagaceira.
Ao lado da adega, pode-se desfrutar ainda do Parque Ecológico Pauletto, do Restaurante Pauletto e do Pesqueiro Bela Vista. Aliás, como a região é cercada de lagos e rios, nada mais justo do que ter os pesqueiros como principal passeio gastronômico. São eles: Jari Park, Parque D’anape, Bela Vista, Pedra Branca e Piracema.
Você pode ver mais sobre os alambiques e as adegas de Jarinu em nosso site: www.jarinu-sp.com.br.
Bom passeio...
sexta-feira, 3 de junho de 2011
28ª Festa do Morango não elegerá Rainha e Princesas
Quebrando uma tradição de 27 anos a 28ª edição da Festa do Morango de Jarinu e Atibaia deixará de eleger sua corte. A decisão foi tomada pelo departamento de eventos da Prefeitura de Atibaia, que neste ano coordena a organização da Festa (por acordo a cada ano uma das prefeituras fica à frente dos trabalhos. Em 2010 a organização foi de Jarinu).
Procurado pela reportagem do em Foco, o responsável pelo departamento, Mauro Cesar, não foi encontrado. A servidora Fabiana, que atendeu a reportagem, informou que não havia um motivo específico para a não realização e que a medida teria sido tomada em conjunto entre as duas cidades.
Janaina Ferrara, secretária de Esporte e Turismo de Jarinu, informou que não fora consultada sobre o assunto e que só agora, a pouco mais de 20 dias do início da Festa, foi informada da decisão.
Segundo Janaina, a Prefeitura de Atibaia, por meio do Departamento de Eventos, no lugar de realizar a escolha da corte irá contratar quatro modelos que farão a divulgação, bem como a recepção da Festa.
Ainda segundo a secretária jarinuense, o motivo alegado pelos atibaianos é que o prazo para a realização “teria ficado em cima da hora”. Janaina também falou da frustração de algumas dezenas de garotas dos dois municípios que ainda ligam para a Prefeitura de Jarinu para obter informações sobre as inscrições para o concurso.
“Elas (as candidatas) esperam o ano todo para participarem da festa, é uma frustração”, garantiu Janaina que também enfatizou a quebra da tradição, pois “a escolha da Corte do Morango sempre foi um momento agradável, e belo, de confraternização entre os dois municípios organizadores”.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Eventos da Prefeitura de Atibaia (que organizam a Festa deste ano) pelo telefone 11 4014-2162.
Fonte: Jarinu Em Foco - http://emfocojornal.com/?p=609
Assinar:
Postagens (Atom)